Como plantar uva em vaso | Dicas essenciais para o plantio

A uva é uma famosa fruta da árvore videira, de acordo com a espécie ela pode variar as cores, sendo preta, rosa e verde as suas principais variedades, além disso, possui complexo B e Vitamina C, diante de todas essas qualidades, que tal aprender como plantar uva em vaso?

Mas em vaso? Sim, muitos tem dúvida sobre como plantar uva em vaso, simplesmente porque quer plantar em casa ou no jardim.

Além disso, é muito fácil se obter a semente, de modo que após plantada, germina rapidamente.


Veja também:


1. Curiosidades sobre o fruto


Você sabia que quando plantada, a videira pode dar cachos que contém de 6 a 300 uvas?

De todas essas que são colhidas, apenas 27% é utilizado para consumo, o restante é utilizado para a fabricação de vinhos - cerca de 70% - e desse restante, apenas 2% é consumido com frutos secos, o 1% possui destinação diversificada.

Os Estados Unidos é um grande produtor desse fruto, este país exporta para aproximadamente 60 países, sendo que 90% delas é produzida na califórnia. 

Nos países ocidentais, é tradição comer no ano novo, cerca de 12 uvas, exatamente a meia noite, segundo a sua tradição, cada uma representa um mês do ano.


2. Os benefícios


Como plantar uva em vaso - Uva nas mãos


Para quem se preocupa com a balança, a uva é uma ótima pedida, visto que possui poucas calorias, cerca de 70 para cada 100g da fruta.

Além disso, possui benefícios para saúde dos mais diversos, o que deixa os amantes do fruto, bem felizes.

Segundo os nutricionistas, os principais benefícios estão relacionados ao coração, previne a constipação, é boa para a pele e ainda previne contra o câncer.

Por isso, aprender a como plantar uva no vaso, para ter uma videira em casa, se torna uma boa fonte de saúde dentro do lar, não é mesmo?


  • Benefícios para o coração: Segundo estudos, a uva aumenta o nível de óxido nítrico no sangue, isso está relacionado a diminuição da coagulação do sangue, além disso, ajudam a reduzir o nível de colesterol e limpa as toxinas do sangue.

  • Benefícios contra a prisão de ventre: Muitos dizem que é um ótimo laxante, visto que possui celulose, possui fibras que limpam o intestino e impede a prisão de ventre.

  • Benefícios contra o câncer: Ela apresenta uma alta quantidade de de antioxidante, ou seja, substâncias que evitam a formação de radicais livres - a presença de radicais livres no corpo contribui para o envelhecimento celular e o surgimento de doenças como o câncer.

Também é certo quanto a presença de proantocianidinas, outra substância antioxidante que também previne a doença.


  • Benefícios para a pele: A presença de antioxidante na fruta também é importante para a pele, pelo mesmo motivo da prevenção do câncer, de modo que, essa substância combate os radicais livres e previne contra rugas e acne.

A presença de de Vitamina C, também contribui para deixar a pele mais bonita e limpa.


3. Como plantar uva em vaso | Vamos por a mão na massa


Aprender a como plantar uva em vaso não é diferente de plantar, a única coisa que se destaca no procedimento em questão é apenas a inclusão do vaso.

Mas será que dá para plantar onde eu moro?

Para responder a essa pergunta, você tem que entender que este fruto, prefere temperaturas que variam de 15 a 30 graus, essa temperatura vai beneficiar a germinação da semente e o crescimento do fruto.

Em qualquer solo ela cresce e se desenvolve bem, logo, é preciso um local bem iluminado com um solo não muito encharcado, presente essas características, pode plantar que dá.

3.1 Como normalmente são plantadas?


Para quem não conhece, o modelo de estrutura mais utilizado para a plantação desse fruto é a espaldeira, isso pelo fato da planta ser trepadeira,veja na imagem abaixo:

Como plantar uva em vaso - Conheça a espaldeira



Isso se da pelo fato da videira crescer verticalmente e quanto chegam no topo dessa armação, são conduzidas na horizontal, para sustentação dos galhos.

Mas como a própria embrapa determina, esse tipo de plantio depende muito de diversos fatores, como o objetivo da produção, a variedade do fruto, dentre outros quesitos.

Como não vamos plantar em larga escala, mas sim, estamos aprendendo apenas a como plantar em vaso, ou seja, apenas para uso pessoal, com pouca quantidade, não é preciso preocupar-se com essa estrutura.

3.2 Plantio


Especialistas afirmam que a melhor espécie para se plantar no nosso país é a uva Vitis labrusca.

Compre um vaso de barro, visto que é o  mais indicado para o crescimento da planta por não aquecer as raízes.

Compre a muda da Vitis labrusca prepare o solo dentro do jarro, junto com adubo em seguida coloque a muda no vaso.

Depois do plantio, escolha um local bem iluminado, como uma varanda ou um quintal e deixe o jarro lá para a planta ter sol suficiente para o crescimento.

A colheira varia de 80 a 200 dias do plantio, a cada 3 meses reponha o adubo da planta.

3.3 Poda


Como plantar uva em vaso - Fazendo a poda


Há profissionais que afirmam que a poda deve ser feita todos os anos, logo após a colheita, foque o corte em ramos secos (poda de limpeza).

Faça a poda de modo que fique apenas um ramo amarre esse ramo até formar uma latada ou argola.

Outra dica bem interessante é colocar dentro do vaso, sobre a terra, Pedra calcária, que será responsável por liberar minerais para a planta.

Com esses cuidados básicos, você terá uma videira produtiva com uvas todos os anos.

No final de todo esse processo, e depois de algum tempo, sua videira ficará como nessa do vídeo.


Fonte: Embrapa
Imagens: Google.com / Pixabay.com

Comentários

  1. Olá! Esse seu artigo é ótimo! Eu acabei de escrever esse artigo sobre como plantar uva em casa. Acho que vai gostar. Abraço! http://www.vittis.com.br/2017/08/28/guia-completo-de-como-plantar-uva-em-casa/

    ResponderExcluir

Postar um comentário