Como plantar noni: O fruto que supostamente faz emagrecer

Pense numa fruta polêmica. Mais conhecido no mundo científico com o nome: "morinda citrofolia linn" esse fruto é popular por supostamente "fazer emagrecer" além dos mais diversos benefícios, que serão detalhados neste artigo, então, que tal aprender como plantar noni?


O que ele é?



Como plantar noni: O fruto.
O fruto.

O Noni é uma fruta de uma árvore de médio porte, veio da Ásia para o Brasil e desse modo se adaptou aqui de tal forma que dá frutos o ano inteiro.


Não há uma uniformidade sobre os estudos que revelam os seus benefícios, porém, algumas dessas pesquisas afirmam que o fruto é composto de vitamina C.


Inclusive, muitos afirmam que ele ajuda a emagrecer, não existem estudos conclusivos a respeito dessa qualidade do fruto.


Aliás, um Informe técnico da ANVISA, afirma que a literatura científica sobre o assunto é bem diversificada, inclusive nas pesquisas sobre usos farmacológicos e terapêuticos.

O problema maior é em relação a insuficiência de estudos que comprovem a segurança dos produtos que vem sendo produzidos com o fruto.

Porém, o noni é conhecido popularmente por benefícios contra infecções, ajuda o sistema imunológico, sistema respiratório o sistema digestivo, sistema cardiovascular, sistema urinário inclusive no combate ao câncer.

Veja o vídeo sobre seus benefícios.


Como plantar noni?

Afirmei anteriormente que, sua árvore é uma planta de médio porte que tem de 3 podendo chegar a 6 metros de altura, contendo frutos ovais.

Para fazer o plantio, é muito simples, normalmente utiliza-se a própria semente da fruta. Veja os passos a seguir.

1º passo (Solo) - Trata-se um fruto asiático, mas se adaptou muito bem aqui no Brasil, portanto, para plantar as sementes, basta ter um solo bem fértil, misturado a terra de preferência com esterco.

Pode-se plantar diretamente em pequenos vasos, ou mesmo em sacos pretos para que cresçam as mudas.


Como plantar noni: O solo
O solo
2º passo (Germinação) - Após a plantação da semente e a devida irrigação (mantendo o solo sempre úmido), as primeiras mudas aparecerão após 30 dias chegando a se estender a 60 dias - para aquelas mais preguiçosas.

3º passo (Escolhendo um local) - Para quem plantou em pequenos sacos e com as mudas já surgindo, é necessário que faça o transplantio deste local para um jarro, ou mesmo uma cova (normalmente de 60x60) no seu terreno. Para isso prepare o solo com esterco e passe a planta para o local apropriado.


Como plantar noni: Transplantio
Transplantio

4º passo (Cuidados) - Chegando nesse estágio, é necessário não esquecer de  regar, para locais secos, é interessante que se faça a irrigação todos os dias, em locais mais úmidos, três vezes por semana se torna suficiente.

5º passo (colheita) - Uma das vantagens do Noni é nesse passo, visto que a planta da frutos o ano todo, especialistas afirmam que uma boa colheita dele é feita pelo menos duas vezes por mês. Claro que quanto mais tempo tiver sua árvore, mais frutos surgirão.

Gostou do nosso plantio de hoje? Então que tal aprender também a plantar erva cidreira ou até mesmo o feijão no algodão? Tudo isso, nós ensinamos aqui!

Não esqueça de comentar e de compartilhar com os amigos, até a próxima!

Imagens: Google.com

Comentários