Como plantar Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) | Aprenda agora

Quando falamos de Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), alguns lembram o Havaí, uma referência a uma linda flor utilizada por mulheres para se embelezar pelo pequena ilha americana, pois a sua beleza encanta, por esse motivo, muitos desejam saber como plantar Hibisco e o ter sempre a mão.

E não é apenas no Havaí que se anda utilizando a planta para conseguir embelezar tudo a sua volta, pelo fato de ter uma função paisagística, serve muito bem como composições ou mesmo como planta em vaso, o que acaba dando aquele charme a mais na casa.

Benefícios

O Hibisco faz parte da família dos Malvaceaes e apresenta cerca de 300 espécies ele é comumente utilizado em receitas de chás, nesse ponto, muitos afirmam que pode auxiliar na redução de gorduras e pode regular o intestino, além de auxiliar na digestão.

Além disso, o hibisco é bom para reduzir as taxas de colesterol, controlar a pressão e a glicose, pois possui propriedades anti-hipertensivas.

Além do seu uso como chá, também é muito utilizado em receitas de geléia.

Como plantar Hibisco


2. Como plantar Hibisco


2.1 Solo:


Para aprender como plantar Hibisco, inicialmente é preciso preocupar-se com o solo, é preciso ter um solo fértil com adubação e matéria orgânica. Também é possível ser plantado em vasos e jardineiras.


2.2 Plantio:


Para plantar, você tem duas opções:

         

pode plantar a partir de um corte - aqui fica mais fácil, basta transplantar para o seu jardim. Especialistas afirmam que caso você não tenha muita experiência com jardinagem, esta não é a melhor opção, pois dificilmente a planta se adaptará, é preciso ter o solo no ponto certo.

A segunda opção é buscar a semente da planta, é possível encontrar a semente por preços populares na internet, o que te ajudará muito, pois não é fácil encontrar essa semente em algumas cidades, principalmente as de pequeno porte.

O hibisco não é uma planta qualquer, por esse motivo é bastante exigente, por isso, todo cuidado com o solo antes do plantio é essencial, isso ajudará a manter a planta para que ela cresça firme, o PH do solo deve estar entre 6,5 e 7,0.

Faça uma preparação com terra, faça misturas com fertilizantes e compostos, o solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica.


     
2.4 Buracos


Com uma colher de jardineiro, cave buracos com espessura de 40 centímetros de fundo, lá, preencha com um pouco de substrato, é importante que o solo frouxo permaneça ao redor da planta para melhor drenagem. Também é necessário que exista um espaço entre uma planta e outra em torno de 60 cm.


2.5 Regue regularmente


Para que a planta cresça, é importante que você regue regularmente, nunca demais, não encharque a terra, deixe apenas úmida, a planta é muito delicada e da mesma forma, você deverá tratá-la. 


3. Cuidados importantes


Alguns insetos podem aparecer em seu jardim, e com elas os ovos são plantados nas plantas, o que acaba nascendo pequenas lagartas e que poderão prejudicar a planta. Para cuidar, tome os seguintes cuidados:

Se aparecerem folhas murchas, use um inseticida para eliminar pragas que podem estar no ataque da planta.

Faça podas regularmente, de acordo com o crescimento da planta, isso vai incentivar o surgimento de flores, o corte deve ser feito no sentido diagonal.

Durante o verão, molhe todos os dias a planta.

Durante o inverno não encharque a terra,  só molhe caso a terra esteja seca.

Após feito o enxerto, o Hibisco floresce de seis a oito meses.

Utilizando todos os passos que foi dito, fica fácil plantar Hibisco em casa, gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.



Veja também:



Veja o vídeo abaixo, com mais dicas de como plantar o Hibisco (O vídeo não é do site, pertence a Carlos Humberto Biagolini)


Comentários