Que tal aprender como plantar erva-cidreira?

O que é erva-cidreira?

Conhecida no meio científico como Melissa officinalis a erva-cidreira possui sabor refrescante e ações calmante, sudorífera, anti-inflamatória e antibiótica. Saber como plantar erva cidreira te ajuda a ter sempre por perto essa planta de inúmeros benefícios.

Dentre alguns deles, podemos citar benefícios contra gases, insônia, depressão e auxilia na diminuição do estresse.

Além disso é rico em polifenóis, terpenos, além de possuir ação oxidante, essa última é importante pois combate os radicais livres e evita o câncer de forma que ajuda a evitar o envelhecimento das células.

Também melhora o intestino, pois trata-se de um alimento que tem fibras.

Com todos esses benefícios, utilizar a erva cidreira em forma de chá com determinada frequência, acaba te ajudando a melhorar sua saúde, e aprender a como plantar erva cidreira é ainda mais importante, para ter a planta sempre em casa.    

É importante mencionar, que a erva-cidreira não pode ser confundida com outros tipos, como o capim-cidreira ou mesmo a cidreira-brasileira. Todos são plantas distintas.

> Leia também: Como plantar alho

2. Mas afinal, como plantar erva cidreira?


A erva-cidreira pode muito bem ser plantada em casa, não é preciso muito espaço, porém é necessário no mínimo seis horas diárias de luz solar.


2.1 Solo


Não é necessário um solo específico, visto que a erva-cidreira pode crescer facilmente em qualquer tipo de terreno, mas para evitar frustrações, é importante plantá-la em um solo, rico em matéria orgânica. De preferência com pH de 6,0 a 7,0.


2.2 Plantio


O plantio pode ser feito através de sementes, estaquias ou mesmo divisão de touceiras.

As sementes podem ser compradas facilmente na internet ou em lojas de jardinagem, por ser uma planta popular no Brasil, creio que você não terá dificuldades em encontrar.

A germinação da semente pode durar de 12 a 21 dias.

1º PassoCom um vaso pequeno, você precisa primeiro fazer furtos no fim, para que a planta não morra.

2º passoEm seguida, coloque pequenas pedras no fundo do vaso, para que a raiz da planta possa respirar, com isso coloque terra vegetal, ou faça uma mistura com terra e adubo.

É importante que a terra tenha os nutrientes suficientes para que a planta cresça. Por isso a importância do adubo.

3º PassoCom a muda em mãos, ou a semente, coloque no vaso e em seguida preencha com a mistura de terra.

4º PassoIrrigue a planta, para que a terra fique úmida.


2.2 Irrigação


Para um bom crescimento da planta, é necessário a irrigação da mesma, apenas uma vez por dia, sempre observando a umidade da terra.


2.3 Colheita


A colheita das folhas pode ser com 10 semanas após o plantio.


3. Conclusão e cuidados


Como informado acima, os benefícios da erva-cidreira são muitos, por esse motivo, é de extrema importância ter ela sempre a mão.

Após o plantio, tome cuidados com plantas que crescem no vaso, elas podem sugar os nutrientes da planta, remova sempre

Fontes:

Comentários